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Qual a melhor estratégia de divulgação para meu evento?

O sucesso de um evento depende do cumprimento dos objetivos traçados pelos organizadores. Entre esses objetivos, sem dúvida, está o de conseguir o maior nível de público possível. Para que tal meta seja atingida, é necessário trabalhar muito durante a etapa de planejamento, encontrando uma estratégia de divulgação que chegue até a potencial audiência, despertando seu interesse em participar do curso, oficina, congresso ou conferência idealizada.

Para consegui-lo, é necessário definir duas questões:

  • Qual a mensagem a comunicar
  • Como é o público que será focado

No tocante à mensagem, é necessário que esteja clara e que responda a uma série de perguntas, as quais irão definir o interesse ou não do potencial público – os famosos 5 W:

  • What / O quê: aqui falamos a respeito da denominação do evento, seu nome e conteúdo;
  • Who / Quem: quem organiza o evento, quem são os convidados especiais, palestrantes, moderadores, coordenadores, etc;
  • Where / Onde: a respeito da sede da reunião, sua capacidade, serviços e infraestrutura;
  • When / Quando: data e duração do evento;
  • Why / Por quê: a temática e os objetivos que motivam a existência do evento.

A elas podemos adicionar uma sexta pergunta:

  • How / Como: o modo com o qual se desenvolverá o evento, o programa, os recursos, patrocinios e apoios.

identidade que você está buscando imprimir ao evento irá lhe ajudar a estabelecer a mensagem a ser comunicada.

Por outro lado, temos que analisar nosso público objetivo, nosso TARGET, para que possamos identificar nossa audiência, formulando qual é o perfil dos potenciais participantes. São formais ou informais? São extremamente sérios ou desejam um contato mais pessoal e despojado? Não se pode tratar um Congresso de Medicina e um evento de networking para empreendedores da mesma forma.

Uma vez que você tenha claros esses pontos, será mais fácil determinar os canais mais eficientes para divulgação do evento. Em seguida, dividimos e relacionamos os principais canais, para que você possa escolher os mais adequados para seu evento:

  • Websites ou Blogs: será o lugar onde potenciais assistentes buscarão mais informações sobre o evento e seu tema
  • Correio eletrônico: se você possui uma boa base de dados, pode ser muito eficiente, já que proporciona grande alcance com baixo custo
  • Redes Sociais: não alcança unicamente o público de um blog ou site, e posiciona sua marca e evento em redes como Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube
  • Mala Direta: confecção de folheto ou informativo, ou ainda anúncio anterior ao evento, para envio por correio convencional. Esse meio é mais custoso e leva mais tempo, exige arte e diagramação, mas garante que a propaganda chegará às mãos do potencial público presente em seu banco de dados

Dica Extra: Lembre-se que com Eventioz você pode desfrutar de soluções para seu website e para a divulgação online

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